Halloween 2014

Halloween 2014

A História do Halloween

O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos Celtas da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltariam a procura de corpos vivos para possuir e usar no próximo ano.

Depois de muito tempo, a Igreja Católica conquistou o território Celta e criou o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, que se chamava “Allhallow” (Hallow significava pessoa santa no inglês antigo). A palavra véspera em inglês se chama Eve. Como o dia anterior ao dia de todos os anos era uma festa aos mortos, deram o nome de “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos), usando contrações foram abreviando o nome até chegar à Halloween. O primeiro registro do termo “Halloween” é de 1745 anos atrás.

Foram os irlandeses que levaram a tradição da Halloween para os Estados Unidos, em 1840. Há várias outras lendas que explicam o porque das bruxas e da abóbora com vela dentro (Jack O´Lantern). Mas o que sabemos é que as fantasias e enfeites desta festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros. A brincadeira das crianças passarem nas casas e dizerem “trick or treat” (doces ou travessuras), onde ou as pessoas lhe dão doces, ou recebem uma travessura, vem de um costume europeu do século IX, chamado de souling (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as almas (ou Dia de Finados no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos compão e groselha. Cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após a morte e que as orações as ajudavam a ir para o céu.

 

 

no images were found